Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Inquérito
Qual a sua opinião sobre a instalação de rede Wireless no alto ceira e na aldeia de Fajão?
Foi excelente
Foi bom
Foi mau
Localidades - Mata

Mata de Fajão - A origem da aldeia não se encontra totalmente identificada, considera-se ter existido na Mata um local mais nobre, junto ao rio, onde foi construída uma quinta que contemplava uma casa de grandes dimensões, era uma casa com traços arquitectónicos típicos da Beira com paredes em pedra e telha de lousa, que a seu tempo era visitada pelas altas individualidades da região e empregava uma grande parte da população das aldeias envolventes. Esta aldeia tem como principal característica a abundância de água, que brota por todo o lado, a riqueza deste bem faz com que desde sempre tenha sido uma terra fértil em milho e árvores de fruto, inclusivamente um extenso souto rasgado no cimo da encosta por carvalhos e ervideiros que demonstram a beleza da coabitação proporcionada pela Natureza.

A Mata de Fajão foi berço de habilidosos artistas: - António Nunes Pereira, santeiro e escultor de alguns santos patentes na Capela local, falecido em Abril de 1916.

                                                                                              - Monsenhor Augusto Nunes Pereira ( filho de António Nunes Pereira), cultivou vários géneros artísticos, desde a escritura, o desenho, a pintura, a gravura, a escultura, a xilogravura, a investigação e o jornalismo, algumas das suas obras poderão ser aperciadas no museu Monsehor A. Nunes Pereira em Fajão. Nascido em Dezembro de 1906 e falecido em Janeiro de 2000.

   
Estatísticas
Temos 37 visitantes online.
Visitas: 536.016
Login
Email:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
Partilha
Mural Facebook
Neste momento não existe informação disponível.
  Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ok-Portugal